quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Sou pedestre, sou cidadão, exijo respeito.

Sou pedestre, sou cidadão, exijo respeito. É com esse pensamento que surge o blog “Pedestre Digno”. Deixei a posição de meramente indignar-me com as situações revoltantes com as quais me deparo no dia-a-dia como pedestre para divulgá-las nesse espaço. Um espaço aberto para a participação de todos os pedestres – de Brasília e do Brasil – para a reclamação, cobrança de soluções e a apresentação de possíveis soluções.
Desrespeito ao pedestre por parte de motoristas, falhas urbanísticas para a perfeito ir-e-vir do cidadão, falta de opções eficazes de mobilidade urbana e as carências de acessabilidade para deficientes são alguns dos problemas que nos oprime diariamente. Em grande parte, consequências da omissão do poder público que pensa as vias públicas apenas como espaço para veículos, ignorando pedestres.
Hoje, dia 22 de setembro, Dia Mundial Sem Carro – uma iniciativa francesa para diminuir o número de veículos nas ruas e incentivar formas alternativas de transporte – incluo a primeira postagem no blog. Inicio assim um projeto do qual me orgulho imensamente como cidadão e como pedestre que sou. Espero, porém, pelo dia no qual o blog não sirva mais como um espaço de exposição de flagrantes de desrespeitos ao pedestre e que seja somente o espaço para o respeito, a cidadania e a dignidade do pedestre.

Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa! Importante espaço para denunciarmos a falta de preocupação com os pedestres; indignação maior quando vemos alguns absurdos em cidades "planejadas" como Brasilia...

    ResponderExcluir